Governo Federal libera R$ 735 mil para contratar 25 caminhões-pipa em São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – O Ministério da Integração vai liberar R$ 735 mil para a contratação de 25 caminhões-pipa para o município de São Mateus, possibilitando a distribuição de 1,1 milhão de litros de água por dia, para cerca de 55 mil pessoas. A confirmação sobre o envio do recurso foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (10) e a Prefeitura tem até 180 dias para executar o investimento.
Recebendo apenas água salgada nas torneiras há anos, com exceção de alguns períodos de melhoria e normalização do abastecimento, a população de São Mateus é uma das que mais têm sofrido com falta de água potável. Na última terça-feira (09), a salinização do Rio Cricaré chegou a 5.800 partes por milhão (ppm), muito além do máximo recomendado, que é de 250 ppm.

A ação foi conduzida pela senadora Rose de Freitas (PSDB), que, também auxiliou os técnicos da Prefeitura a se cadastrarem no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, por meio do qual será possível reivindicar o recurso.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Mateus, Renê Kherlakian, comemorou a liberação do investimento. “A água do rio tem sido utilizada apenas para higiene pessoal ou para lavar roupa”. “Hoje, é impossível usar essa água para preparo de alimentos ou ingestão. Com os caminhões-pipa, vamos voltar a distribuir água potável”, disse.

No último dia 7 de abril, o ministro Helder Barbalho visitou a cidade e orientou os demais prefeitos presentes a se cadastrarem para solicitar recursos junto ao governo federal e aprovou a decisão de perfurar poços para a captação de água potável.

* Com informações do Século Diario

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here