conecte-se conosco


Cidades

Centro Judiciário de Solução de Conflitos de São Mateus realiza ação de mediação de processos cíveis e de família

Publicado

em

Para o mês de julho estão agendadas 85 sessões de mediação, sendo 69 referentes a processos da Vara de Família.

SÃO MATEUS (ES) – O 10º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São Mateus realiza, até o dia 19 de julho, uma pauta concentrada de mediação de mais de 100 processos nas áreas de família, cível e órgãos e sucessões, para estimular a solução de conflitos de forma consensual entre as partes.

No mês de junho, a ação alcançou 50% de acordos nas 28 mediações realizadas. Para o mês de julho estão agendadas 85 sessões de mediação, sendo 69 referentes a processos da Vara de Família, 09 das Varas Cíveis e 07 de Órfãos e Sucessões.

O Ato Normativo nº 105/2018, que instituiu a pauta concentrada de mediação judicial, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) no dia 05 de junho. A instituição da pauta concentrada de mediação judicial leva em consideração o Novo Código de Processo Civil, a Lei da Mediação e a Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política de Tratamento adequado de Resolução de Conflitos.

De acordo com a juíza Aline Moreira Souza Tinôco, além de dar mais celeridade ao processo, agilizando significativamente a tramitação do feito, a iniciativa promove a pacificação social, porque na mediação as partes têm a oportunidade de dialogar e construir a própria solução para o conflito. A magistrada também destacou o envolvimento e a participação dos servidores da Comarca de São Mateus que abraçaram as iniciativas que envolvem a solução consensual de conflitos.

Saiba mais

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades.

Leia mais:  Mega acumula e pode pagar R$ 32 milhões na terça-feira, confira os números

A Conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

Atualmente, o TJES possui 77 mediadores judiciais cadastrados que, após a formação, realizam trabalhos de mediação voluntariamente nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Poder Judiciário Estadual.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Carreta sai da pista, tomba e deixa uma pessoa morta na BR 259 em João Neiva

Publicado

em

JOÃO NEIVA (ES) – Uma carreta saiu na pista na tarde deste sábado(02), na BR 259, próximo ao bairro Cavalinho, em João Neiva. O carona que estava na carreta, morreu ainda no local do acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 15h15 deste sábado(02).O motorista da carreta, de 59 anos, sofreu lesões leves e não precisou ser hospitalizado.

Equipes do Corpo de Bombeiros, PRF estiveram no local. A pista não precisou ser interditada. O nome da vítima, não foi informado pela PRF.


(*Tribuna on line)

Leia mais:  Mega acumula e pode pagar R$ 32 milhões na terça-feira, confira os números
Continue lendo
Entretenimento35 minutos atrás

Juliana Paes aposta em transparência para ensaio da Grande Rio

Juliana Paes fez este ano seu retorno triunfal ao carnaval carioca. Depois de 10 anos longe da folia, ela voltou...

Direto de Brasília1 hora atrás

A duas semanas das eleições, 12 candidatos a governador podem vencer no 1º turno

Jr./ASICS/TSE Renan Filho (MDB), Rui Costa (PT), Camilo Santana (PT), Flávio Dino (PCdoB), Wellington Dias (PT) e Mauro Carlesse (PHS)...

Entretenimento1 hora atrás

Emoção! Depois de sete anos separados, ex-BBB Kaysar reencontra sua família

Os dias de espera finalmente acabaram! O ex- BBB Kaysar Dadaour finalmente pode rever sua família , que tentava fugir...

Entretenimento2 horas atrás

Com sertanejo, funk e eletrônico, VillaMix Festival agrada diversos públicos

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu, nesse sábado (22), o VillaMix Festival. Em sua 6ª edição na capital paulista,...

Mulher3 horas atrás

Vídeos de crianças apavoradas com brincadeira viralizam, e psicóloga faz alerta

Recentemente, uma brincadeira em que adultos fingem fazer uma “mágica” para os filhos desaparecerem com a ajuda de um cobertor está rolando...

Entretenimento3 horas atrás

Adriane Galisteu capricha na vilania e se destaca em “O Tempo Não Para”

Dona de um currículo extenso e bem pomposo, Adriane Galisteu já atuou em peças de teatro, fez pequenas participações em...

São Mateus3 horas atrás

Adolescente fica ferida em brinquedo de parque de diversão em São Mateus

A vítima estava no brinquedo conhecido como “pandeiro”; mãe filmava a menina quando o acidente ocorreu. SÃO MATEUS (ES) –...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana