Baleia Jubarte encalha em praia de Urussuquara no litoral de São Mateus

O animal que mede cerca de 9,5 metros e pesa aproximadamente 20 toneladas está debilitado.

Uma baleia jubarte encalhou nesta sexta-feira (4) na praia de Urussuquara, em São Mateus, região Norte do Estado..

De acordo com o pescador José Luiz, da Associação de moradores e pescadores de Urussuquara, a baleia apareceu hoje de manhã. “Por volta de 7h notamos que ela já estava encalhada por aqui”, disse.

A veterinária Adriana Colosio, do Instituto Baleia Jubarte, informou que este é o período de reprodução das baleias, que animal mede aproximadamente 9,5 metros e está debilitado. “Ela está em estado de alerta, mas está respondendo aos sinais. Estamos traçando uma estratégia para desencalhar o animal, mas só vamos conseguir com a chegada de rebocador, porque ele pesa de 12 a 20 toneladas”, disse.

BALEIA JUBARTE

A baleia jubarte é uma espécie que habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes de corais. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul. (*Projeto Baleia Jubarte e Gazeta On line)

Vídeo produzido por Pousada Urussuquara

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here